
Vertigem não é uma doença independente. Existem alguns fatores que podem desencadear a vertigem, como diversas doenças e efeitos colaterais relacionados a medicamentos que podem causar crises1. Esse é o motivo de ser tão importante consultar um especialista a tempo: somente um médico pode diagnosticar a causa verdadeira da vertigem e prescrever o tratamento.
Na maior parte do tempo, os fatores que podem desencadear a vertigem estão relacionados a condições no ouvido interno, como:
- Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), que está fortemente associada à sensação de vertigem posicional. VPPB é definida como um distúrbio do ouvido interno caracterizado por episódios repetidos de vertigem posicional2.
- Neurite vestibular pode desencadear vertigem e se caracteriza por uma inflamação do ouvido interno3.
- Doença de Ménière, também uma condição do ouvido interno, pode causar vertigem grave. Doença de Ménière se caracteriza por episódios recorrentes de vertigem4.
- Enxaqueca vestibular é o termo usado para todas as formas da relação entre enxaqueca e vertigem5
Veja mais sobre os tipos de vertigem aqui.
Outros gatilhos de vertigem incluem os seguintes:
- Gravidez: Mulheres podem apresentar episódios de vertigem durante a gravidez devido a alterações hormonais. A gravidez também pode causar congestão nasal6, que pode levar à pressão no ouvido.
- Esclerose múltipla7: Essa condição afeta o cérebro e a medula espinhal, que pode provocar problemas com o equilíbrio.
- Desidratação8: Caracterizada por insuficiência de água no corpo e pode resultar em sensação de queda iminente.
- Hipoglicemia9: Níveis baixos de açúcar no sangue podem causar sudorese, fadiga e cefaleias.
- Doença de Parkinson10: Distúrbio neurodegenerativo que afeta o cérebro. Pacientes com doença de Parkinson podem apresentar episódios de vertigem.
- Lesões no cérebro e pescoço11: Essas lesões podem danificar o ouvido interno e provocar vertigem, frequentemente definida como “vertigem pós-traumática”.
- AVC: Acontece quando o suprimento de sangue para uma parte do seu cérebro é reduzida ou completamente alterada12. Um AVC pode afetar as áreas do cérebro que afetam o equilíbrio e causar vertigem13.
- Hipertensão: Condição na qual os vasos sanguíneos apresentam pressão elevada persistentemente. O sangue é transportado do coração para todas as partes do corpo nos vasos14. A hipertensão pode afetar o sistema vestibular (periférico e/ou central) e causar vertigem15.
- Diabetes9: Pacientes com diabetes podem apresentar episódios hipoglicêmicos que podem desencadear vertigem. O cérebro não funciona adequadamente quando o nível de glicemia é baixo.
Há muitas causas, condições e fatores que podem desencadear a vertigem. O médico é a melhor pessoa para determinar as causas, portanto, é necessário consultá-lo no caso de um episódio de vertigem.
Além dessas condições, existem fatores de risco / condições que colocam as pessoas em um maior risco de apresentar vertigem. Estes incluem:
- Idade16: À medida que os anos se passam, o número de nervos vestibulares diminui, o que degrada o equilíbrio e a visão.
Você sabia?
30% das pessoas com mais de 60 anos e 50% com mais de 85 anos têm vertigem
- Mulheres têm um maior risco do que homens de apresentar vertigem devido a alterações hormonais. A menopausa ou distúrbios menstruais podem comprometer o fluxo de sangue para o ouvido interno, causando enxaqueca e problemas de equilíbrio6.
- Dietas não saudáveis17 podem provocar vertigem ou agravar o curso de doenças das quais ela é um sintoma. Existem certos alimentos que podem afetar a concentração de substâncias dentro de seu ouvido e provocar sintomas como tinido (zumbido no ouvido), enxaqueca e desequilíbrio. Por exemplo, o consumo excessivo de álcool aumenta a gravidade de muitos sintomas e pode ser tóxico para o ouvido interno. Saiba mais sobre como a dieta saudável é uma medida preventiva para controle de vertigem clicando aqui.
- Estresse e ansiedade são gatilhos comuns de vertigem. Níveis altos de estresse ou ansiedade podem levar à exaustão nervosa e fadiga, e estão ligados à sensação de queda iminente, sudorese e náusea18.
- Movimentos da cabeça, como se virar na cama ou olhar para cima, podem desencadear a vertigem. Isso pode indicar VPPB19.
- Genética20: Diversas condições, como doença de Ménière e enxaqueca presentes em famílias, aumentam as chances de apresentar vertigem.
Essa lista não é completa e representa somente algumas causas e fatores que podem desencadear a vertigem, dentre muitos outros. Caso apresente vertigem, não hesite em consultar o médico assim que possível para um diagnóstico e obter um bom entendimento de sua condição.
Referências:
- Medscape. Vertigo: Identifying the Hidden Cause. https://reference.medscape.com/slideshow/vertigo-6001144#7. Publicado em 2020. Acessado em Junho/2021.
- Bhattacharyya N, Gubbels S, Schwartz S et al. Clinical Practice Guideline: Benign Paroxysmal Positional Vertigo (Update) Executive Summary. Otolaryngol Head Neck Surg. 2017;156(3):403-416.
- NHS. Labyrinthitis and vestibular neuritis. nhs.uk. https://www.nhs.uk/conditions/labyrinthitis/. Publicado em 2020. Acessado em Junho/2021.
- Smith T, Rider J, Cen S. Vestibular Neuronitis (Labyrinthis). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK549866/. Publicado em 2010. Acessado em Junho/2021.
- Vestibular Disorders Association. Vestibular Migraine. https://vestibular.org/article/diagnosis-treatment/types-of-vestibular-disorders/vestibular-migraine/. Publicado em 2020. Acessado em Junho/2021.
- Vestibular Disorders Association. Hormones and Vestibular Disorders. https://vestibular.org/sites/default/files/page_files/Documents/Hormones%20and%20Vestibular%20Disorders.pdf. Publicado em 2016. Acessado em Junho/2021.
- NHS. Multiple Sclerosis. nhs.uk. https://www.nhs.uk/conditions/multiple-sclerosis/#:~:text=Multiple%20sclerosis%20(MS)%20is%20a,it%20can%20occasionally%20be%20mild. Publicado em 2020. Acessado em Junho/2021
- Vestibular Disorders Association. Causes of Dizziness. https://vestibular.org/article/what-is-vestibular/causes-of-dizziness/. Publicado em 2020. Acessado em Junho/2021.
- The global diabetes community. Dizziness. https://www.diabetes.co.uk/symptoms/dizziness.html. Publicado em 2020. Acessado em Junho/2021.
- Parkinson’s Foundation. What Is Parkinson’s?. https://www.parkinson.org/understanding-parkinsons/what-is-parkinsons. Publicado em 2020. Acessado em Junho/2021.
- Marks J, Sanjai Sinha M. What Causes Vertigo and Who Is at Risk for It? | Everyday Health. EverydayHealth.com. https://www.everydayhealth.com/vertigo/causes-risk-factors/. Publicado em 2020. Acessado em Junho/2021.
- Stroke Association. What is stroke? https://www.stroke.org.uk/what-is-stroke. Publicado em 2020. Acessado em Junho/2021.
- Stroke Association. Balance problems after stroke. https://www.stroke.org.uk/sites/default/files/balance_problems_after_stroke.pdf. Publicado em 2020. Acessado em Junho/2021.
- WHO. Hypertension. https://www.who.int/health-topics/hypertension/#tab=tab_1. Publicado em 2020. Acessado em Junho/2021.
- Moreira M, Trelha C, Marchiori L, Lopes A. Association between complaints of dizziness and hypertension in non-institutionalized elders. Int Arch Otorhinolaryngol. 2014;17(02):157-162.
- Fernández L, Breinbauer H, Delano P. Vertigo and Dizziness in the Elderly. Front Neurol. 2015;6:44
- Vestibular Disorders Association. Dietary Considerations. https://vestibular.org/article/coping-support/dietary-considerations/. Publicado em 2020. Acessado em Junho/2021.
- Morris L. Why does anxiety and stress cause me to be dizzy? Vestibular rehabilitation. https://www.neuropt.org/docs/default-source/vsig-english-pt-fact-sheets/anxiety-and-stress-dizziness4ca035a5390366a68a96ff00001fc240.pdf?sfvrsn=80a35343_0.Acessado em Junho/2021.
- Betterhealth.vic.gov.au. Benign paroxysmal positional vertigo (BPPV). https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/conditionsandtreatments/benign-paroxysmal-positional-vertigo-bppv#:~:text=Symptoms%20of%20BPPV,-Activities%20that%20bring&text=Getting%20out%20of%20bed%20or,called%20’top%20shelf%20vertigo’. Publicado em 2020. Acessado em Junho/2021.
- Cha Y, Kane M, Baloh R. Familial Clustering of Migraine, Episodic Vertigo, and Ménière’s Disease. Otol. Neurotol. 2008;29(1):93-96.
Material destinado ao público em geral.
Junho/2021