
Dicas e orientações posturais em osteoartrite
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o tratamento adequado e precoce pode prevenir a ocorrência de deformidades e melhorar a qualidade de vida de quem tem a doença.1 Por esse motivo, além da prática de atividade física regular e de uma dieta balanceada, alguns cuidados e correção na sua postura também são medidas importantes para aliviar e até mesmo prevenir as dores nos quadros de osteoartrite. Vamos aprender algumas dicas e orientações posturais em osteoartrite:
Postura corporal no dia a dia
Para reduzir a sobrecarga de suas articulações e protegê-las do desgaste, é importante adotar algumas medidas posturais no seu dia a dia, seja durante os afazeres domésticos, seja no ambiente de trabalho.
Por exemplo:
- Organize suas atividades: distribua suas tarefas em vários horários e evite acumular funções;
- Ao limpar a casa, procure organizar um ou dois cômodos por dia;
- Evite lavar ou passar todas as roupas de uma só vez, divida o volume em dias separados e as peças por prioridade de uso;
- Realize suas atividades de forma postural intercalada, fazendo algumas atividades de sua rotina em pé, outras sentado, outras caminhando;
- Evite permanecer horas seguidas na mesma postura;
- Evite costurar por várias horas seguidas;
- Evite ficar horas sentado em frente à televisão ou até mesmo permanecer horas em pé cozinhando;
- Outra dica importante é realizar movimentos simples, observando e corrigindo a sua postura.2
Dicas para correção da postura
A seguir, alguns exemplos para ajudar a corrigir sua postura. É bem fácil, basta observar com atenção e repeti-los no dia a dia, vamos lá!







Lembre-se de respeitar o limite da dor como regra fundamental na execução de suas tarefas.
É importante a conservação de energia durante a execução de suas atividades da vida diária. Dessa forma, evita-se a fadiga, gerando melhores condições e desempenho nas suas atividades. Utilizando sua energia de forma equilibrada, através de organização e planejamento, você simplifica o trabalho e realiza suas tarefas com maior disposição.
O descanso é importante! Procure intercalar o repouso durante suas atividades de vida diária.
“Lembre-se: evite situações que sobrecarreguem as suas articulações.4
O descanso é regenerador e, ao repousar, sua energia é restaurada!”
Dicas de prevenção de quedas
Outro fator importante para evitar possíveis torções ou fraturas é adotar algumas medidas de prevenção de quedas em sua residência. A seguir, dicas para organizar a casa, facilitar a circulação e minimizar acidentes:5
Opte por pisos antiderrapantes.
Deixe as áreas de passagem, bem como as de acesso a janelas e portas, livres de móveis. Evite o uso de tapetes, pois representam um risco para pessoas com distúrbios de equilíbrio.
Se houver escadas na casa, elas devem ter corrimão.
Procure manter os ambientes bem iluminados e ventilados.
Mantenha iluminados os corredores de acesso às áreas da casa. Isso é importante para evitar quedas ao se levantar durante a noite, por exemplo.
Procure facilitar o acesso a objetos de uso frequente, evitando, dessa forma, a realização de movimentos extremos, como agachar ou ter que utilizar escadas para alcançá-los.
Qualidade de vida em Osteoartrite
Se não tratada adequadamente, a osteoartrite pode prejudicar a sua qualidade de vida. Por isso é importante recapitular nossas dicas e orientações posturais em osteoartrite, que o ajudarão a prevenir complicações, aliviar o quadro de dor e melhorar sua disposição e bem-estar. Então lembre-se:
Realize uma atividade física que lhe dê prazer. O acompanhamento profissional adequado é imprescindível.
Mantenha uma dieta balanceada.
Organize e adapte a casa e o local de trabalho às suas condições funcionais e observe sua postura.
Faça repouso entre as atividades, para uma melhor qualidade de vida.
Programas educacionais realizados por equipes multiprofissionais (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e assistentes sociais), além de contribuírem para a socialização e a troca de experiências entre as pessoas participantes. Eles também fortalecem conceitos, esclarecem dúvidas e promovem atividades integrativas.6
Referências:
- Seda H, Seda AC. Orientações ao Paciente. Sociedade Brasileira de Reumatologia. Acesso em: 11 de março de 2020. 2. Disponível em: http://www.reumatologia.com.br.
- White MI, Dionne CE, Wärje O, et al. Physical Activity and Exercise Interventions in the Workplace Impacting Work Outcomes: A Stakeholder-Centered Best Evidence Synthesis of Systematic Reviews. Int J Occup Environ Med. 2016; 7(2):61-74.
- Green BN. A literature review of neck pain associated with computer use: public health implications. J Can Chiropr Assoc. 2008; 52(3):161-7.
- Fellet AJ, Scotton AS. Osteoartrite. Revista Brasileira de Medicina. 1999;56(12):179-90.
- Ahasan R, Campbell D, Salmoni A, Lewko J. Ergonomics of living environment for the people with special needs. J Physiol Anthropol Appl Human Sci. 2001 May;20(3):175-85.
- Grønning K, Midttun L, Steinsbekk A. Patients’ confidence in coping with arthritis after nurse-led education; a qualitative study. BMC Nurs. 2016;15:28.
Consultora Fisioterapeuta: Patrícia Maria Pereira Santiago – Crefito-3 22166/F
Material destinado ao público em geral
Maio/2023