Conhecendo a Osteoartrite

A osteoartrite é uma doença das articulações caracterizada por degeneração das cartilagens, acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas.
As mais atingidas são as articulações das mãos, dos joelhos, do quadril e da coluna.1 Alguns fatores de risco podem aumentar o risco de ter a doença. Entre eles, podemos citar: envelhecimento e possíveis deficiências nutricionais (por exemplo, sobrepeso).
As sobrecargas do dia a dia, realizadas em atividades de lazer ou trabalho, e o sobrepeso aumentam as possibilidades de ter a doença ou dela avançar. Daí a importância de manter no peso ideal e realizar atividade física nos quadros de osteoartrite.
Um programa específico de exercícios prescritos por profissional especializado e a frequência semanal na realização das atividades são fundamentais para o alívio de quadros de dor e a melhora no desempenho das tarefas do dia a dia.2
O que evitar
É importante evitar atividades repetitivas que sobrecarreguem um membro ou articulação, como permanecer na mesma postura por muito tempo (por exemplo, horas sentado diante da TV, costurando, em pé cozinhando, limpando a casa ou, ainda, realizando atividades de impacto com carga excessiva, como caminhar em terrenos irregulares com calçados inadequados, realizar percursos carregando um grande volume de sacolas de compras ou bolsas muito pesadas).
Dicas de atividade física nos quadros de osteoartrite
Exercícios aeróbicos de baixo impacto, como caminhadas em terreno plano com calçados adequados, fortalecimento muscular, alongamento, tai chi chuan e atividades realizadas em ambiente aquático, como hidroterapia, são recomendados para uma melhor qualidade de vida.3
Confira a seguir alguns exercícios simples que você poderá realizar em casa. Eles tomarão, em média, 30 minutos e recomendamos realizá-los de duas a três vezes por semana.
Lembre-se: sempre respeite o limite da sua dor e a amplitude de movimento das articulações e membros (braços e pernas) durante a realização dos exercícios. Respire corretamente (inspire e expire lentamente), utilize roupas confortáveis, hidrate-se e nunca realize atividade física de estômago vazio!






2. Em pé, com os cotovelos em flexão a 90 graus, una as pontas dos dedos das mãos e faça uma pressão entre eles, sustentando a posição por três segundos. Faça três repetições.4






Referências:
- American College of Rheumatology. Acesso em: Março/2020.
Disponível em: http://www.rheumatology.org. - Sociedade Brasileira de Reumatologia. Acesso em: Março/2020.
Disponível em: http://www.reumatologia.org.br - Gaught AM, Carneiro KA. Evidence for determining the exercise prescription in patients with osteoarthritis. Phys Sportsmed. 2013;41(1):58-65.
- Greve JMA, Amatuzzi MM. Medicina de reabilitação aplicada à ortopedia e traumatologia. São Paulo: Roca; 1999. p. 174.
- Hernández-Molina G, Reichenbach S, Zhang B, Lavalley M, Felson Results of a Meta-Analysis. Arthritis Rheum. 2008;59(9):1221-8.
- Rätsepsoo M, Gapeyeva H, Sokk J, Ereline J, Haviko T, Pääsuke M. Leg extensor muscle strength, postural stability, and fear of falling after a 2-month home exercise program in women with severe knee joint osteoarthritis. Medicina (Kaunas). 2013;49(8):347-53.
Consultora Fisioterapeuta: Patrícia Maria Pereira Santiago – Crefito-3 22166/F
Material destinado ao público em geral
Maio/2023